Monday, June 11, 2012

De 0 a 9!


Aula 04-06

# Começamos nosso encontro nos questionando sobre os problemas que temos em cena. Cada um escreveu em uma folha quais eram seus problemas em cena, depois aleatoriamente cada um escolhia uma folha qualquer, que não fosse a sua e lia. Surgiram muitas coisas em comum.
Creio que a Lúcia propôs essa reflexão para que comecemos a jogar mais conscientes e para que ela possa pensar em novas abordagens ao longo do ano.
Algumas perguntas foram lançadas nessa roda:
- De que maneira o jogo transforma os problemas de relação em algo concreto?
- Como eu me ligo e desligo em cena? Como acesso questões imediatamente relacionadas com  interpretar?
- Onde está a satisfação do jogo?

Ao final da discussão, iniciamos a parte prática da aula:

# Enquanto nos deslocávamos pela sala, a Lúcia propôs que elencássemos categorias de energia, níveis de 0 a 9, onde 0 é a iminência do movimento e 9 a maior energia. Ela regeu esses níveis depois que havíamos os estabelecido durante a caminhada.
# Nos dividimos em grupos de 4 pessoas. 1 pessoa ficaria de fora regendo (ditando qual nível de energia usaríamos) e as outras executariam. Aos poucos íamos revesando.
# Por último, as 3 pessoas que estavam executando os deslocamentos, sem combinar, determinavam o nível que iriam se movimentar, juntas e a pessoa que estava de fora falava o número da categoria de energia que via. Cuidado para não deixar que a pessoa de fora continue decidindo o nível de energia usado


O que é mais difícil? Subir os níveis gradativamente, mostrando as diferenças entre um e outro, ou descer?
Descer é mais difícil para mim. Quando ao sub r chegava no nível 9, não conseguia baixar os níveis um a um, a energia se esvaia e ia direto para o 3 ou 4.


# Cada um recebeu um lenço de seda. Tínhamos que movimentar esse lenço, também pensando nos níveis de energia de 0 a 9. Depois junto a movimentação, poderíamos sonorizar o deslocamento, pensando na intensidade da voz e sua relação com o movimento.
# Em duplas, uma pessoa fazia o movimento com o lenço e a outra sonorizava. O som dava a intensidade e a velocidade da  movimentação do outro.
# Grupos de 5. Coro e Regente. 1 pessoa é o regente e os outros 4 são o coro. O regente não rege apenas com as mãos mas sim com todo o corpo. No coro não é necessário o uníssono, a voz reverbera em todo corpo também. Cada componente do coro escolhe o som que será emitido, porém deve sempre pensar na harmonia do grupo. Fomos experimentando vários regentes e depois escolhemos 1 deles para nos apresentarmos aos companheiros de aula.

Como tirar a intensidade do som da parte de cima do corpo?
Como por o som em todo o corpo? Os movimentos geram o som


# Por último, se voluntariaram 2 coros de 5 pessoas e dois regentes. O formato do jogo era esse:

                     
          CORO             <---    REGENTE    --->     REGENTE    --->                CORO
          A                                    A              <---                B                               B     


O regente A e o regente B dialogavam com movimentos dentro dos níveis de 0 a 9. Consequentemente, cada regente regia o coro atrás de si. Ou seja, cada coro deveria obedecer a regência "proposta" pelo regente em sua frente.




# A Lúcia pediu para que escrevêssemos duas colunas para a próxima aula. Em uma delas devemos elencar verbos de intensidade de voz de 0 a 9 e na outra situações do corpo ou-e tipos de teatro de 0 a 9.



Beijinhos!!!!


Sarah Reimann Oliveira   IV Lat

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