Monday, June 25, 2012

Aula das "situações"

Hoje, começamos a aula com um jogo em dupla, com o objetivo de aquecer os participantes e de proporcionar uma pesquisa com relação aos diferentes estados suscitados em cena:
1. Jogo dos Movimentos - Em duplas, escolhemos um movimento a ser realizado. Esse movimento deveria ser feito de diversas maneiras conforme as alternâncias de seu tempo rítmico.
2. Depois experimentamos andar pela sala e "roubar" outros movimentos, de outras duplas.
3. Executando o movimento incial e o "roubado" de outros participantes- alternando seu ritmo, intensidade, curvas de energia, combinações, contrastes, entre outros- as duplas se apresentaram à plateia para que ora o exercício pudesse ser  observado e ora experimentado.
 4. Para dar continuidade ao trabalho, Lúcia pediu que os participantes jogassem um outro jogo, juntamente com o Jogo dos Movimentos. Esse exercício se chama o Jogo da Luta, em que um dos participantes deve escolher algum membro do corpo do outro para "golpeá-lo" por meio da palavra falada; nisso, o participante que for "atacado" deve desviar o membro escolhido e, logo em seguida, atacar da mesma forma, fazendo suas escolhas conforme as necessidades* do jogo estabelecido.
5. Para finaliza a primeira parte da aula, algumas pessoas ficaram como plateia enquanto outras foram para a cena. Um novo jogo portanto foi estabelecido: SOBADISSODOMA E CALISSO, em que uma pessoa diz sobadissodoma e a outra, calisso, respondendo à primeira. Em cada fala um novo movimento deveria ser criado, acompanhado da voz, para que o sentido da cena fosse modificado. A resposta, com isso, deveria estar de acordo com o movimento do primeiro jogador, e não indiferente a ele. Tratava de jogar com o outro e não com a plateia, já que o objetivo era estabelecer relações com o jogador, mudando sempre as situações.

 --------------------------------------------------------------------------------------------
* As necessidades da jogo estão relacionadas com as relações entre os participantes, ora criando momentos de tensão, ora de aproximação, ora de repulsa, ora de lentidão, ora de distanciamento, e assim por diante.

No comments:

Post a Comment