Monday, June 25, 2012

Aula das "situações" - Parte 2

Depois dos jogos e improvisos, partimos para a leitura de um texto: "A Terceira Jornada", contido no Manual Mínimo do Ator, de Dario Fo.
Nesse texto, uma das palavras em destaque é: situações. Para cada gênero e história, Fo aponta os aspectos importantes da dramaturgia para "atarrachar o espectador na cadeira do teatro"; ou seja, para prender a atenção da plateia.
Para mostrar diferentes situações, alguns exemplos são tomados, dentre eles Hamlet e seus aspectos psicodramáticos, que permitem prender a atenção do espectador por meio do assassinato e o mistério que envolve a cena; ou seja, por meio de um acontecimento externo, que faz com que as personagens mudem de ações, comportamentos e relações.
Outra exemplificação do autor italiano é com relação ao gênero cômico, cujas caracteristicas aparecem por meio dos mecanismos de situações propostas pelas articulações das  personagens, cuja aparição é quase sempre com relação ao seu caráter ingênuo em detrimento da ausência de consciência com relação às situações.

Jogo das Estátuas - Em dupla, os participantes deveriam escolher uma imagem de uma estátua. Depois, deveriam analisá-la para tentar reproduzi-lá por meio do corpo. Feito isso, deveriam criar 7 situações diferentes para mostrar, por meio de uma narrativa*, momentos com "saltos" acentuados. Exemplo: Maria está dormindo. Maria está tomando café. Maria está dirigindo. Maria sofre um acidente de carro...

No final da aula, conversamos sobre os aspectos de cada estátua a partir de fotos tiradas por Lúcia Romano no celular.
As fotos foram importantes para percebermos os "saltos" das situações que, transpostas em cena, poderiam provocar mudanças de energia e uma melhor relação com o outro jogador.

*Nesse caso, a narrativa não era falada e também não se referia à um gênero em específico, pelo contrário, pois os participantes poderiam fazer ligações entre imagens abstratas -por exemplo- criando outro tipo de narração.

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