Wednesday, April 18, 2012

Aula 16/04




Tema da aula: Conexão

Caminhada pelo espaço. Aos poucos, recebemos instruções de interação com os colegas:

1- Dizer seu próprio nome

2- Dizer o nome do outro

3- Dar as mãos

4- Dar as mãos de olhos fechados

5- Abraçar

6- Dar 3 beijinhos

7- Tapinha na bunda

8- Tapinha no rosto

9- Reverência

Em duplas, exploramos algumas dessas diferentes interações e escolhemos 5 delas, numa partitura em que os elementos deveriam variar entre si de intensidade e tempo/ritmo. As partituras foram apresentadas para o grupo.

O grupo jogou por um tempo, em roda, o jogo da flecha. Depois o jogo manteve-se com os participantes caminhando pelo espaço. Deveriam ser criadas dificuldades para a transmissão da flecha: sinuosidades, objetivos distantes, variações de planos, de tempo/ritmo e de intensidade. O FOCO do grupo é a flecha e todo o grupo deveria sentir e respeitar as variações propostas.

Em duplas, exploramos mais uma vez a conexão através do bambu, primeiro pela ponta do dedo médio, depois apoiando o bambu em outras partes do corpo.

Em grupo de 5 ou 6, lemos um trecho do texto Sacra Folia, de Luis Alberto de Abreu. Com os bambus, deveríamos elaborar uma maneira de contar essa história, sem que substituíssemos a ação física por texto. O FOCO era manter a conexão entre os elementos do grupo ao contar a história. Os grupos apresentaram suas cenas ao fim da aula e a discussão sobre o que vimos será na próxima aula.

GRUPOS:

1) Roberto, Dani Landim, Leandro, Raquel, Hilda, Luis

2) Fernanda, Laura Nogueira, Amanda, Ely, Samira, Thiago

3) Helena, Juliana Leme, Vitória, Jaqueline, Renato

4) Sara, Jota, Bruno, Wilson, Maria Silvia, Laura Salerno


Algumas questões para respondermos sobre o exercício:

. Em que momentos a conexão apareceu nos grupos?

. Por que usar o bambu? Ele foi usado para conectar o grupo?

. Quais os outros indícios de conexão, além do bambu?

. Quais foram as mudanças de energia feitas pelo coro?

. Você se sentiu ativo dentro do seu coro?

. O grupo, em algum momento, se desconectou dos espectadores? Por que?

.................................................................................................................................................

Em nossas aulas sobre conexão, sempre me lembro do trabalho de Antunes Filho e seus coros. Não consegui achar imagens em vídeo que ilustrassem bem o que gostaria de mostrar, mas temos aqui 3 fotos e um documentário sobre o processo de Antunes Filho:

Documentário: http://www.youtube.com/watch?v=Gq9JmtUCMeE






No comments:

Post a Comment