Sunday, April 15, 2012

O que te conecta? (Aula do dia 09/04)

A aula, dando continuidade às aulas anteriores, trabalhou com a ideia de conexão.

Alguns exercícios:

*Grupo, em roda, batendo palmas em um determinado ritmo. Quem quisesse, poderia entrar no centro da roda e propor algo, sendo sustentado pelo ritmo estabelecido pelo grupo.

*Grupos de 4 pessoas: cada indivíduo portando um bambu, se deslocando pelo espaço com o grupo, ora um liderando o movimento, ora outro, sem que ficasse visível o líder.

*Grupos de 4 ou mais pessoas: Improvisar uma viagem, um percurso, utilizando os bambus (de forma criativa, fazendo parte da história, da narrativa). Tomando cuidado para não dar ênfase na história e perder a relação com o bambu e com o outro.
Algumas questões que surgiram com este exercício:
- Qual o círculo de atenção principal? Eu com o bambu? Eu com o outro? Eu com o espectador?
- O bambu ajuda a deixar claro o espaço, a relação com o outro?
- Quando usar a palavra?
- Como constituir as imagens?
- Como fazer as transições?
- O que te conecta e o que te desconecta com o outro? E o que fazer quando se sentir desconectado?
- Como não deixar a forma se perder?

*Duas pessoas: uma terá a função de assoprador: lerá um texto para que a outra, que está no foco da cena, conte para o público a história. Depois, mais uma pessoa se juntará à cena para, em dupla, contar a história assoprada.
O assoprador oferece a estrutura e o texto funciona como um bambu.

***

Algumas considerações apontadas pela turma a cerca das questões feitas:
- A conexão do grupo era visível quando havia fluência nos movimentos, no deslocamento. Quando as pessoas diziam "sim" para a proposta do outro, "comprando" a ideia. Sabendo a hora de se colocar como o líder e quando se deixar ser liderado.
- Não se deixar perder na preocupação em contar uma história, ilustrando-a, e esquecer a relação com o bambu e com o outro.
- Aproveitar a estrutura que é oferecida, seja no ritmo oferecido pelas palmas ou pelo texto assoprado.

***

Peço que acrescentem outras questões e considerações sobre esta aula nos comentários. ;)

No comments:

Post a Comment