Monday, April 2, 2012

Aula dia 02/04/2012


Aula de interpretação 02/04/2012

Exercícios de aula:
  • Início: Mandala (exercício feito na aula anterior) - a sala dividida em duas turma, cada uma faz um círculo, todos sentados de pernas cruzadas. Cada pessoa sede sua perna esquerda para a pessoa que está na sua esquerda (depois o exercício será feito da mesma maneira porém do lado direito). Massagem nos pés, sentindo o metatarso, movimentos de rotação nos dedos dos pés, calcanhar, soltar a perna. Com a mão esquerda, toca o colega da esquerda desde a nuca até a perna soltando a musculatura do corpo. (Manter a atenção nos movimentos que faz e que recebe). Observar o pé pós manipulação, sentir a diferença com o outro lado do corpo que ainda não esta ativado. Realiza - se o uso da tíbia para melhor apoio dos pés. Ao sentar, deixa o pé que foi movimentado plantando no chão (perna /\, sentado), primeiro usa os apoios das mãos para transferir o peso dos ísquios até o pé que está no chão, logo sem a mão, apenas com o movimento da tíbia (referente a perna que esta apoiada no chão) transfere o peso controlando o movimento. Por final trabalhamos as dobras, deitamos levando as pernas para cima da cabeça, deixando elas passarem e tentarem encostar o chão. Posteriormente, novamente deitados, imaginamos que estávamos deitados abraçando uma grande bola (fazendo essa alusão com nossos braços e pernas, como se a abraçassemos) balançamos o corpo dessa maneira e depois deixamos o peso nos levar para um lado e cair todo corpo (a imagem que criamos era como se fechamos um livro com as mãos e pés) e depois para o outro.
  • Exercício 2:  Em duplas, uma pessoa era a pessoa A a outra a B, a A iniciava seus movimentos, enquanto a B que segurava um bambu começa a conduzir esses movimentos, usando ele para indicar as posições que a pessoa faria (foco era pensar nas dobras que ela poderia realizar com o corpo). Os dois passaram por isso, uma hora sendo A outra hora sendo B. Variou-se os ritmos dos movimentos, das trocas (sem deixar a troca do bambu, de uma mão a outra, ser percebida, usar uma forma natural para realizar a passagem) e dos planos.
(intervalo)

  • Exercício 3: Em roda aprendemos um ritmo com as palmas que deveríamos manter, com atenção na altura (sem ser muito alto, o bastante para ouvir as pessoas falarem) e na velocidade (não aumentar e nem diminuir). Aos poucos, uma pessoa dirigia-se a sua do lado e ficava alguns segundos conversando sobre qualquer assunto com essa para "testar" sua atenção com as palmas, ao continuar andando para o lado, aquela que estava respondendo as perguntas enquanto batia palmas, também parava e começa a conversar. Todos passaram pelas duas experiências, quando acabou, todos estavam novamente na roda inicial, batendo as palmas. Um aluno ou mais dirigiu-se ao centro e realizava o que quisesse lá dentro, sentindo a sustentação feita pelas palmas constantes dos outros colegas. 
  • Exercício 4: Nos dividimos em dois grupos, cada um ocupando uma diagonal da sala. Os integrantes tinham que ficar numa posição definida como divertida, bizarra, mantendo conexão com mais pelo menos dois colegas, então forma-se uma figura, essa deveria sem desmontar se deslocar. (Os dois grupos realizavam as atividades ao mesmo tempo). Como mudança, fizemos novamente a figura, porém agora para nos movermos, um de cada vez, sai da sua posição e criava uma nova conexão, a qual aos poucos ia movimento todos ali presente, apenas com essa deslocação e formação de novas ligações os grupos se deslocaram até a outra diagonal da sala. Para aumentar a dificuldade, escolhemos duas pessoas de cada grupo que deveria fazer essa travessia sem encostar o pé no chão, enquanto o grupo dava o suporte sem encostar as mãos nessas pessoas. (Obs: cada vez que realizávamos misturávamos os dois grupos, variando as pessoas que trabalhavam juntas) Por ultimo, um grupo ficou sentando assinto e o outro teria que se movimentar pelo espaço, mantendo o coro, sem que nenhum observador descobrisse quem era o líder do grupo, quem estava propondo os movimentos e mudanças. (realizamos esse ultimo exercício duas vezes cada grupo)
  • Final: Roda para observações da aula.
(Coloquei essa foto que na minha opinião tem relação com o trabalho de hoje: Imagens, dobras, grupo, movimento)

Laura Nogueira Terra (Laurinha)

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