Monday, August 27, 2012

Aula do dia 27/08/2012


  • Palheta dos verbos: 
0 Soprar, suspirar, bocejar
1 Roncar
2 Cochichar, sussurrar
3 Cantarolar para si mesmo, grunhir, balbuciar
4 Salmodiar, confessar, resmungar, conversar socialmente
5 Anunciar, contar piada, apresentar, chamar
6 Convencer, doutrinar, pregar, clamar
7 Torcer, exaltar, gritar, protestar
8 Imprecar, invocar, amaldiçoar
9 Urrar, gritar desesperadamente, exorcizar

Pegar um trecho de um texto ou canção e experimentar maneiras de dizê-lo, usando as indicações acima, variando as intensidades, se movimentando pelo espaço e mudando as posições do corpo, para que, assim, se tenha a sensação da voz produzida em todo o corpo.


  • Emoções:
2 grupos/coros, cada um com um regente. Cada indivíduo do coro escolhe uma emoção (ansiedade, medo, raiva, paixão, angústia, agonia, alegria, tristeza, entre outras) para expressá-la por meio de sons abstratos, não esquecendo o resto do corpo. Questão: Quais ações e gestos podem ajudar a expressar a emoção? O regente vai compondo com o coro, variando a intensidade. Depois, troca-se o regente. E, agora, além dos sons abstratos, tem-se texto improvisado também para expressar a emoção. Lembrando sempre de variar os recursos sonoros e corporais.


  • Palma e história:
Caminhando pelo espaço, encontrar alguém e formar uma dupla. Um levanta a mão, deixando a palma de frente para o colega, este vai focar na palma, seguindo-a conforme a movimentação do outro. Quem está seguindo, vai contar uma história para a palma e quem a movimenta, ouve. Depois, invertem-se: quem ouviu, segue a palma e conta a história.
A seguir, troca-se a dupla. O mesmo exercício, porém, agora, quem movimenta a palma pode batê-la, trocando a mão levantada; quando isso ocorrer, quem conta a história deve, imediatamente, iniciar uma nova. Assim que a palma for batida novamente, o contador da história volta para a anterior, e assim vai. Depois, invertem-se os papéis.
Após um tempo, quem está conduzindo, pode sair da sua dupla e "roubar" a pessoa de outra dupla, esta, ao ver a nova palma, deve iniciar uma nova história.


  • Roda de histórias
Todos sentados, em roda. Cada um vai contar para o grupo a história que achou mais interessante ou gostou mais de ouvir, mas vai contar como se fosse a sua história.
Questões: Quais são os elementos das histórias contadas? Por que você escolheu esta história para contar?
Algumas respostas:

  • 1ª pessoa;
  • Detalhamento da narrativa;
  • Movimentos: mudanças de personagens, mudanças no roteiro;
  • Tema: identificação com a história ou o choque, a surpresa pelo absurdo do tema;
  • Curiosidade;
  • Imaginação.
Ainda em roda, fecham-se os olhos para tentar lembrar de todas as personagens que surgiram nas histórias. Depois, cada um descreve rapidamente essas personagens.

***

Algumas imagens para ilustrar as emoções corporificadas que percebi observando os colegas:



Texto por Raquel Zichelle.

No comments:

Post a Comment